sábado, 19 de abril de 2008

Top 10: As imagens mais famosas do mundo

ALGUMAS IMAGENS tornam-se históricas. Ajudam a gravar momentos, deixar o autor ou um personagem famoso, revelar momentos incomuns, imortalizar heróis, exaltar uma nação e provocar orgulho ou espanto. A lista a seguir numera as dez maiores fotografias de todos os tempos. Estão presentes importantes momentos e ausentes mais uma dezena de registros não menos importantes, que podem ser conferidos no site World's Famous Photos ou no livro 100 Photographs that Changed the World. É como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras. Então vamos a elas (clique para visualizá-las ampliadas):

01 GUERRILHEIRO HERORICO
Esta é, simplesmente, a imagem mais reproduzida de toda a história da humanidade, conhecida como "Guerrilheiro Heróico". Foi fotografada por Alberto Korda em 05/03/1960 e permanece até hoje como um símbolo de rebeldia.
02 ALBERT EINSTEIN
"- Um sorriso para vosso aniversário, professor". Este foi o pedido que Artur Sasse fez a Einstein para tirar uma foto no dia em que estava completanddo 72 anos (14/03/1951). O resultado você já sabe: tornou-se um ícone mundial.


03 ALÇANDO A BANDEIRA EM IWO JIMA
A fama desta imagem, tirada em 23/02/1945 por Joe Rosenthal durante a Segunda Guerra Mundial, fez com que o autor ganhasse o prêmio pulitzer de fotografia. A cena mostra cinco marinheiros e um médico erguendo uma bandeira dos EUA no alto de um morro.
04 HOMEM DO TANQUE OU REBELDE DESCONHECIDO
Esta cena de um jovem desconhecido que enfrenta sozinho uma fila de 59 tanques chineses durante o Protesto na Praça da Paz Celestial em 05/06/1989 foi fotografada por Jeff Winderner e saiu capa de inúmeros jornais.

05 ESPREITANDO A MORTE
O autor Kevin Carter ganhou o cobiçado Pulitzer de fotografia ao registrar o sofrimento de uma menina sudanesa se esforçando para chegar ao centro de alimentação, enquanto um abutre a espreitava. Foi publicada em 23/03/1993 pelo New York Times, e Carter se suicidou um ano depois.
06 INCÊNDIO DO HINDENBURG
O incêndio do gigantesco dirigível LZ 129 Hindenburg (na época, o maior do mundo) em 06/05/1937 matou 36 pessoas e acabou com a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros. A imagem apresentada foi fotografada por Sam Shere.


07 NAPALM GIRL
Esta certamente é a imagem mais marcante da Guerra do Vietnã. A menina Phan Thi Kim Phúc teve as roupas consumidas pelas chamas após um bombardeio, registrado por Huynh Cong Ut (conhecido como Nick Ut) em 08/06/1972. Atualmente Kim Phúc é embaixadora da UNESCO.
08 REICHSTAG
Esta foto de Yevgeny Khaldei (02/05/1945) mostra os soldados da antiga União Soviética colocando uma bandeira (que na verdade era um pano de mesa vermelho) sobre o telhado do Reichstag na devastada Berlim. Foi modificada também para ocultar os 2 relógios que o soldado carregava num único punho (provável furto).


09 ABBEY ROAD
A capa desde disco dos Beatles deixou famosa a rua do histórico estúdio Abbey Road. A cena mostra os quatro rapazes de Liverpool atravessando a avenida numa faixa de pedestres. Foi fotografada por Iain MacMillan em 08/08/1969 e copiada por muitos outros.
10 SURGEON'S PHOTO
Nessie, ou O Monstro do Lago Ness, é uma criatura que possivelmente viveria num grande lago da Escócia. O primeiro registro vem do século VI. Marmaduke Wetherell, em 1994, confessou ter falsificado esta foto que data de 19/04/1934. Foi primeiramente atribuída ao cirurgião Dr.R.K. Wilson, o que daria mais credibillidade ao registro.

9 comentários:

Jaquelyne Costa disse...

Muito legal fazer essa retrospectiva através de imagens!
Olha, estou gostando bastante do teu blog!!
Parabéns!
Continuemos...

Polly . disse...

caralho
eu realmente amei esse post
a foto do abutre, do monstro do lago ness, einstein
caracaa
sao classicas e eternas cm ctzzzz
mto boas
adorei o post
adoro seu blog
parabensssssss
;****

Giuseppe Menezes disse...

Uau, que bom que estão gostando. Fico muito grato pela visita. Muito mesmo. Também adoro o blog de vocês, Jaque (http://jaquesou.blogspot.com) e Polly (http://uhntissbabe.blogspot.com).
XD

Anônimo disse...

Aquela foto número 4 eu vi outro dia em meio aos trabalhos de um maluco por Lego. O cara reproduz as fotos mais famosas do mundo em cenários construídos em Lego e depois fotografa. Um trabalho muito legal (http://quantasboasideias.blogspot.com/2008/04/fotografia-de-mike-stimpson.html)

P.S.: estou terminando os relatos do fim de semana, ainda... hehehe

Giuseppe Menezes disse...

Oh, sim, BAh, já tinha visto em algum lugar a criatividade de Mike Stimpson. Creio que foi enquanto fazia esta pesquisa. Muito bem lembrado, não conhecia as outras fotos dele.
\o/ Estou louco mesmo prá saber como foi seu fim de semana. Vou passar pelo seu blog.... ^^

Ellen Fernandes disse...

Simplesmente um catinho de curiosidades..está de parabéns rapaz!!! Continue assim e logo teremos mais um homem de grande sabedoria...e esses são os que fazem valer a pena!!!Os verdadeiro heróis dos dias de hoje....

Bjus

Anônimo disse...

É um negócio que já não é novidade, mas meu objetivo é apenas mostrar as tiras que eu gosto mais.. dá uma conferida quando puder =)
http://tiradodia.wordpress.com/

Polly Milani disse...

huahauiahauihaiuahiauahiuahaiuah
o seu NAO apareceu um diabinho?
entao vc eh PURE mesmo
o meu eu nem conto
ateh me surpreendi
mas eh massa esse teste neh
huaahuahauihauiahaia

-

obrigada pelo coment do texto
fico mto feliz mesmooo por gostar
*.*

=****

Roseana Pacheco disse...

Sempre pensei meio torto sobre a foto 04, do "rebelde do tanque".

Eu pensava que na frente do tanque tinha uma faixa de pedestre...
e que aquele senhor estava passando meio distraído, quando de repente...
"Oh, tanques!"
E ficou alí parado, atónito!

Na verdade ele parou alí por acaso...
e ainda levou a fama de "valentão"!

Ai, ai... teorebas de uma mente ociosa! xD

Adorei as fotos!!!